A resposta à pergunta feita no título dessa postagem ("Comemorando o Nascimento do Papai Noel?") pode muito bem ser afirmativa. No dia 25 de dezembro, que normalmente é quando nós ocidentais cumprimentamos a família, abrimos presentes e vamos à Igreja, no Japão é um dia de trabalho como qualquer outro - se a data cair num dia de semana, claro. O dia em que os japoneses comemoram essa festividade é correspondente à nossa véspera de Natal, que é um atrativo principalmente para crianças e jovens casais.
O Natal no Japão é quase puramente capitalista se podemos assim dizer. É normal que muitas pessoas recebam presentes - assim como no ocidente - para manter o clima natalino. As lojas ficam lotadas e os restaurantes, desde o início do mês, esgotam suas reservas. Esse costume de comemorar o Natal a dois no Japão começou por volta da 1980, tornando a data uma espécie de Dia dos Namorados - apesar de já existirem outras datas específicas para tal.
A suposta "ceia", no Japão, ocorre no dia 25 - diferente do ocidente, onde comumente é no dia 24 -, sendo algo bem informal, apenas para familiares e alguns amigos convidados. O peru é substituído por um tipo de frango frito e desossado chamado kara-age e o tradicional panetone dá lugar aos imprescindíveis Bolos de Natal (Kurisumasu Keeki), feitos com massa de pão-de-ló e cobertos com chocolate, chantili e morangos, geralmente acompanhados de pequenos enfeites e miniaturas decorativas (algumas comestíveis).
Os parques aquáticos não perdem a vez no tema "Natal"! É Papai Noel pra todo lado... Todo lado MESMO!!!
Outra coisa interessante é a fascinação dos japoneses por luzes. Tudo é coberto por luzes: o chão, as árvores, as casas, as lojas de departamento, enfim, tudo ou quase isso! Veja só:
Esse é o Jardim Botânico Nabana no Sato, no Japão. A princípio parece ser grande com uma pequena área decorada...
Mas é aí que você se engana!! Olhe mais de longe...
A inteligência e a criatividade japonesas vão muito além da escola e do trabalho, o que não é de surpreender... Como exemplo temos essa rua em Tóquio que, decorada com arcos iluminados, de determinados ângulos parecem leques. Vejam também um parque de diversões no Japão, que como já disse, estão sempre lotados de "Noeis" nessa época.
Outras Ruas e Decorações
Os ícones animados ganham seu charme, nem o Doraemon e a Hello Kitty escapam da criatividade japonesa! |
Alguns parques e lojas, antes da época natalina em que começa a nevar, oferecem neve artificial para as crianças. A neve é um dos símbolos mais fortes da decoração natalina japonesa, até mesmo em regiões de clima bastante ensolarado como Okinawa.
Crianças brincam com neve artificial em Tóquio. |
Um Pouquinho Mais
(Clique aqui) para ler um depoimento sobre o natal japonês feito por "Dekuran", do Instituto Yamasa (The Yamasa Institute).
Veja >aqui< um pouco mais sobre o Natal no Japão e outras decorações :3
Vídeos
O vídeo a seguir é proveniente do canal Aqui Pode do YouTube, mostrando um pouco do Natal japonês numa área aparentemente pouco populosa. >Clique aqui< para assistir o vídeo (diretamente no You Tube).
*Nota* -Aviso de direitos autorais- Não me responsabilizo por palavreado de baixo calunio ou pela classificação indicativa do vídeo, estando esta a critério dos leitores. Todos os direitos autorais e demais créditos desta execução são dos proprietários do canal e da conta. Agradeço a compreensão.
~*~
Bem pessoal, um pouco antecipadamente, essa foi a postagem de Natal desse ano.
Desejo tudo de bom para vocês e que tenham boas festas e aproveitem com suas
famílias. Sem esquecer dos presentes, claro XD Vocês merecem >w<
Agradeço a todos que me acompanham aqui no Kawaii Nippon.
Merii Kurisumasu!!
Sarabadá!! .................................... \o\