segunda-feira, 18 de julho de 2011

Gueixas - Parte 2


   Na última postagem eu disse que especialmente no Japão, existem artistas chamadas Gueixas; porém, esqueci de dizer algo importante: dependendo da parte do mundo oriental em que você se situa, uma gueixa pode ser tanto uma artista (Japão), como uma prostituta (na China a tradução de "gueixa" é "yi ji" que soa como "ji", referente às prostitutas). Tudo depende da interpretação do povo da região.
   Uma das principais diferenças entre Gueixas e Orians é o modo como usam a peça de roupa Obi, sendo que nas gueixas ele é trajado nas costas e nas orians, na frente. O traje de uma gueixa é composto por "várias camadas de quimono e roupa interior, enquanto que o Obi é mais do que um simples cinturão de tecido", por isso uma gueixa pode demorar mais de uma hora para se vestir - mesmo com a ajuda profissional de um vestidor.

    As gueixas aprendizes (maikos), que numa tradução dos dois kanjis -  (mai)  (ko) - significa "criança dançarina", são o estereótipo das gueixas para os ocidentais. A imagem mostra uma maiko andando perto do local onde trabalha, em Gion Kobu - Quioto.
   Em Tóquio, o período de formação de uma maiko dura de seis meses à um ano até se tornarem uma gueixa completa, tempo inferior ao das maikos de Quioto.

Curiosidade : Significado da palavra "Gueixa"

   Gueixa é um nome próprio e consiste em dois kanjis:  (gei) e  (sha); o primeiro significa "arte" e o segundo "pessoa" ou até mesmo "praticante".
   Então deduzimos que uma Gueixa é a pessoa que faz arte. Numa tradução literal (para o Português), gueixa significa "artista".


Formação de uma Gueixa
   
   Tradicionalmente, garotas começam a se preparar para ser gueixas quando são jovens. Logo não é estranho que elas sejam vendidas para Okiyas (Casas de Gueixas) para iniciar sua preparação no local (prática pouco comum em nos distritos de melhor reputação. 
   As maikos, muitas vezes, são sucessoras de suas mães - que também eram gueixas. Uma maiko é então uma atatori, que significa herdeiroElas passam por estágios para serem - realmente - gueixas e inclusive recebem outra classificação e até mesmo outro nome. 
   No primeiro estágio, o shikomi, as maikos são colocadas à serviço doméstico assim que chegam à Okiya, realizando esses serviços tal como as criadas. Propositalmente o trabalho é difícil para forçar a transformação das moças à nova casa e à nova vida que às aguarda. Neste estágio, a shikomi frenquentaria as aulas em uma escola de gueixas da sua zona (hanamachi 花街, que significa "cidades de flor"). A shikomi mais nova tinha como dever esperar a Gueixa mais velha "enquanto esta não regressasse de seus compromissos, muitas vezes para além das duas e três da madrugada". Nos dias atuais, este estágio persiste em acostumar as moças ao dialecto tradicional, tradições e  vestuário dos karyūkai.
   Quando a proeficiência artística da aprendiz for verificada, ela passa pela etapa final do estágio perante um difícil teste de dança. Depois disso, a iniciante passa para o segundo estágio, o minarai. Neste nível a moça é dispensada dos deveres domésticos para exercitar a formação anterior (já fora de casa e da escola) seguindo os exemplos de uma gueixa mais experiente, chamada pelas minarais de Onee-San ("irmã mais velha"), cuja ligação simbólica é celebrada através de um ritual. As minarais participam de ozashiki (banquetes em que os convidados acompanham as gueixas), elas não participam de festas de nível avançado ou em que sua Onee-San esteja presente. Seus quimonos são mais elaborados que os das maikos e as miranais já podem ser contratadas pra trabalharem em casas de chá (camadas de 'miranai-jaya'). As técnicas desenvolvidas neste estágio de formação não são ensinadas na escola, já que os níveis de conversação e brincadeiras só são desenvolvidos através da prática. Este estágio dura, em média, apenas um mês. 




   Demorei muito para postar a segunda parte do artigo sobre Gueixas, não precisa lembrar. É uma parte um pouco extensa, então precisei ler mais um pouco =x Espero que tenham gostado. A próxima parte fala sobre as gueixas modernas, as orians e as relações pessoais das gueixas.
   Bjus, Sarabadá!! o/


Mile-Chan (Segunda-Feira 18/07)

Nenhum comentário:

Postar um comentário